curadoria e produção, gerenciamento e desenvolvimento de projetos: do esboço da ideia à prática de programações e eventos no âmbito virtual e presencial
Desde que passou a integrar a equipe da rádio, para além de atuar como colaboradora, Grazi já atuou em algumas frentes: desde a transmissão de eventos virtuais, gerenciamento das redes sociais, curadoria de projetos e planejamento das ações e projetos da rádio em solo brasileiro.
Como parte ativa da equipe, garante que a rádio siga transmitindo e se renovando para atender às lombrigas sonoras de seus ouvintes, que atualmente centralizam-se nas programações direto do studio e takeovers.
Sua participação de maior impacto, até momento, foi no projeto de comemoração de 2 anos da rádio (composta por um festival virtual e uma seleção de mixtapes inéditas), o festival Hard Dreams (que ocorreu com transmissão simultânea em diversas rádios ao redor do mundo) e a atual programação de takeover da ‘Vai Na Fé!’ na Patuá Discos.
Fundado em Junho/2017 por Grazi Flores, o Lacuna Tropical nasceu embasado na proposta de ser um laboratório de experiências onde as conexões entre as possibilidades entre equipamentos e gêneros musicais que desenvolvem-se à medida em que profissionais produzem seus conteúdos artísticos e transformam quem se dispõe a ser um ponto receptor dessas ondas transmitidas pelo Lacuna. É um espaço de imersão e sintonia musical que permite uma relação mais intensa com a música numa tomada de consciência do processo sinestésico que reside no consumo deste bem cultural imaterial proporcionado por protagonistas responsáveis pela criação e alimentação desta pulsação em expansão que é a cena.
Dada a dimensão de projetos e atuações do Lacuna Tropical desde seu surgimento, de forma orgânica firmou-se como um portal de contato entre as pessoas que participam da cena de forma direta ou indireta: com o acesso democrático à informação, DJs e artistas da cena têm - no Lacuna Tropical - um espaço garantido para compartilharem seus conhecimentos, experiência e sons em primeira pessoa. Além disso, o Lacuna Tropical também sempre incentivou, em seus projetos, e proporcionou que liberdade criativa e a consequente metamorfose (inerente a evolução individual e coletiva ) fosse ouvida por meio de programas de rádio, entrevistas, eventos e toda a multiplicidade de formas comunicativas atreladas a integração de novas tecnologias do saber e da computação.
Sua história é marcada pelas linhas da ousadia e da busca de conhecimento de sua fundadora e de todas as pessoas que já participaram dos projetos: do podcast ao festival, dos bate-papos aos sets é possível tocar-se pela sensibilidade pessoal que cada profissional impõe às suas produções musicais; é possível sentir o que não é tangível pelas emoções que impulsionam nosso corpo ao movimento e pelos sentimentos que marcam nossa memória. Essa mesma substância intangível nos conecta, independente da língua materna ou de posições geográficas, e proporciona uma expansão cultural, trazendo a teoria da união para a prática nos sistemas de som.
Fortalecer, nutrir e apoiar são os conceitos que guiam a lógica produtiva dos projetos desenvolvidos pelo Lacuna Tropical, porque a democratização do entendimento a cerca da discotecagem é o intercâmbio cultural necessário para a valorização daquilo que é imprescindível à condição humana: a arte, a música e a cultura.
música eletrônica (house, breakbeat, techno), soul/funk, disco, música brasileira, trip hop ... a lista é extensa, do acervo de discos aos arquivos digitais, entre pistas presenciais e virtuais
Sessão em Casa é um coletivo de DJs reconhecido por sua abordagem única e inovadora na discotecagem de múltiplos gêneros musicais, fundado em agosto/2020, tem evoluído constantemente: durante a pandemia, por meio de transmissões ao vivo no Twitch; após a pandemia, com uma programação semanal e presencial em Santos/SP.
O coletivo já contou com a participação de Dani Castor (na discotecagem e curadoria musical) e Gustavo Vassão (design). Comandado por Beto Machado e Grazi Flores, o coletivo já desenvolveu diversos projetos:
- de agosto/2020 a outubro/2021: programação virtual no formato de raid train via Twitch, com DJs nacionais e internacionais participando da programação;
- dezembro/2020: um festival virtual com 12h de duração;
- de novembro/2021 a fevereiro/2023: programação semanal no bar e restaurante Cola Na Base (Santos/SP) com long sets de DJs residentes e convidades
Sessão em Casa se estabeleceu em torno do conceito do intercâmbio musical proporcionado pela conexão entre músicas e técnicas de mixagem tanto no formato digital quanto analógico (focado nos discos de vinil), proporcionando experiências musicais memoráveis para o público.
Para o segundo semestre de 2023, Beto Machado e Grazi Flores trazem uma nova abordagem no formato de DJ set em um B2B entre ambos, apresentando o acervo musical e a sinergia na mixagem desenvolvida nos toca-discos (com músicas tanto em vinil quanto no formato digital).
Com uma proposta itinerante, a Sessão em Casa explora estilos musicais variados, como MPB, Soul/Funk, Rap e Música Eletrônica: uma fusão de sonoridades cria uma atmosfera envolvente e eclética!
Projeto formado por Grazi Flores e Luy Salvati, traz a proposta de conversa entre acervos, técnicas e habilidades artísticas entre ambos no universo do techno. A fusão sonora versada a partir de elementos hipnóticos e enérgicos resulta num set que pulsa na modulação de texturas com personalidades complementares proporciona uma viagem irresistível e imersiva dentro do techno.
Grazi Flores, através de sua curiosidade inquieta conecta a diversidade musical de seus garimpos e experiências, vem explorando criativamente as possibilidades de expandir fronteiras entre projetos como Lacuna Tropical (portal da discotecagem), dublab Brasil (rádio independente) e Sessão em Casa (coletivo de DJs) num intercâmbios entre gêneros musicais e técnicas de mixagem. Desde 2017, desenvolve-se na cena ativamente, tendo já colaborado, também, com o coletivo Uh! Manas TV e loja de discos Patuá Discos, ampliando conhecimentos em sua carreira.
A sensibilidade sonora de Grazi Flores reflete na pesquisa musical que passa por territórios como a música eletrônica (techno, house, breakbeat), música brasileira, soul/funk e trip hop. Já discotecou em decks que são referência na cena como a Hail The Light, Bar do Netão (com a Contra e Spectral Flux) e Elemental Techno.
Luy Salvati, com 20 anos de carreira, é reconhecido por sua bagagem musical abrange influências que vão do Hip Hop à música jamaicana, passando pela música brasileira e House Music, até as tendências mais recentes da Urban Music. É sócio e instrutor na Technicals DJ Academy - Santos, além de estar à frente da festa Cajuína.
Luy já dividiu o palco com ícones do cenário nacional e internacional em importantes clubes e festas, como D-Edge e Vegas Club, além de já ter discotecado em turnês pelo Chile e Argentina.
Este encontro artístico materializa nos decks a versatilidade musical empregada ao techno, versa entre histórias e experimenta conversas com a pista em versões sempre únicas de sets: a subversão de lógicas narrativas e inversão de linguagens verbais em imateriais conexões que vibram e ecoam o feminino da música no techno.
Criado em 2011, inicialmente o projeto tinha o intuito de apresentar textos produzidos por Grazi ; posteriormente desenvolveu-se em colunas que abordavam temas culturais e artísticos como reviews de filmes, playlists, mapa dos rolês e etc.
Durante a pandemia, apresentou o projeto reformulado para o universo da discotecagem no formato de lives pelo twitch e, em 2021, apresentou o projeto como residente da programação da Function FM.
Em 2023, o projeto se materializa no formato de uma residência artística no True Love Tattoo + Narciso Café (em São Paulo/SP).
O conceito apresentado baseia-se na ascensão tecnológica que foi amplamente potencializada nas últimas décadas, a vivência individual do contexto social está se desdobrando com refinamentos únicos sobre os limites entre o real e virtual, fazendo deste tempero contemporâneo um traço da complexidade de se processar memórias e matérias
Pensado no formato de um long set, a apresentação se transforma numa viagem que perpassa por diversas vertentes da música eletrônica, estendendo um convite para retornar ao presente pela intensa conexão consigo através da música.
EDIÇÕES PRESENCIAIS
[ 2023 ] 22/07, 26/08
PARCERIAS DESENVOLVIDAS
Lacuna Tropical, Narciso Café, True Love Tattoo
EXPOSITORAS
Oráculo Me Diz, Black Rose Gang, Tabacaria Fogo
Vem conferir e mergulhar nos sons que eu discoteco, tanto em vinil quanto em mídias digitais
é anônima, mas é conhecida. é DJ, mas também artista. é o plural de Flores em uma única Grazi